TôFormando.com - O Portal da sua formatura
TôFormando.com - O Portal da sua formatura
TôFormando.com - O Portal da sua formatura
  Fornecedores:
 
Cadastre-se Tô Precisando Fornecedores
Usuário: Senha:
Conteúdo Temático
Agradecimento de Formatura
Buffet
Cerimonial
Juramento de Formatura
Mensagem de Formatura
Pós-Graduação
Fornecedores
Canais
Serviços
Interação

Dicas para a sua formatura


IMPORTANTE
Conheça também os novos conteúdos temáticos:

  • Agradecimento de Formatura
  • Juramento de Formatura
  • Mensagem de Formatura


  • Chegou a hora da festa e... Da escolha da roupa!

    Ao longo de todo o curso você vai pagando a formatura. Um pouquinho todo mês. Uma festa aqui, uma rifa ali e o montante arrecadado vai crescendo sem que você perceba, ou que pese severamente no seu bolso. Mas quando o grande dia se aproxima você se dá conta de um ponto muito importante que poderá causar um verdadeiro rombo no seu orçamento. E no de seu pai, sua mãe, irmãs e irmãos e até mesmo no dos amigos. As roupas para toda a família em todos os eventos de sua formatura. Não é pouco. São muitas roupas; roupas finas e, conseqüentemente caras; roupas de festa que, convenhamos, custa uma pequena fortuna; especialmente para mulheres. Se você é uma formanda que tem mãe e uma série de irmãs, você realmente está correndo o risco de falir toda a família. Mas, não se desespere, existem no mercado boas opções.

    Vestido de baile, pouca gente tem no guarda-roupa. Primeiro, pelo que já falamos acima: preço; segundo, porque você não é convidada para tantos bailes assim, é? E se for, não vai ficar repetindo o mesmo vestido em todos. Já o homem pode repetir, mas nem todos podem se dar ao luxo de ostentar um "smoking" no armário. Sendo assim, se você não é filho nem filha de uma "socialite" busque uma solução no aluguel. É... Isto mesmo... Aluguel! E nem pense em torcer o nariz.

    Os rapazes muito provavelmente já aventaram esta possibilidade. Como não há mesmo muita escolha de modelos e cores para "smokings" - ou mesmo para ternos -, muitas turmas têm decidido por um modelo único para todos os formandos; o que fica até muito bonito e cria um diferencial. Você vê aquela turma toda igualzinha entre si e diferente de todos na festa; imediatamente, e a partir daí, em qualquer lugar você identifica os formandos. Para acompanhar o "smoking" não se usa mais a famosa gravata borboleta, porque o risco de que a turma de formandos seja confundida com os garçons é grande. Hoje é usado um tipo de gravata chamada "plastron"; uma gravata que já vem com o nó pronto. São duas partes fechadas na parte posterior do pescoço com velcro. Mais praticidade do que isto só se você já nascer de gravata.

    Já entre as mulheres este modelito em comum é absolutamente inimaginável. Já pensou as mulheres de uma turma chegando ao baile vestidas exatamente igual? Todo mundo iria achar que a empresa de cerimonial tinha exagerado um pouco no número de recepcionistas. Por isto, o aluguel para mulheres funciona de uma forma bem diferente, como nos explica Conceição Maciel, do atelier de alta-costura que ostenta seu mesmo nome, que a cada dia vem atendendo, mais e mais, suas clientes na base do aluguel. "Os eventos de formatura gastam muita roupa. Tem a missa, a colação, às vezes coquetel e baile. Assim as clientes vêm preferindo o aluguel, que fica menos de um terço do valor de venda. Com isto, você praticamente paga todas as roupas que vai usar em sua formatura pelo preço que pagaria na compra de um só vestido," conta ela.

    O aluguel é feito de duas maneiras. O chamado primeiro aluguel é o mais procurado, embora seja um pouco mais caro. Funciona assim: você vai até o atelier, senta-se com o estilista, conversa com ele, explica o que você quer e ele desenvolve um vestido especialmente para você, com a sua cara, do jeitinho que você sonhou. Aí suas medidas são tiradas e o vestido é confeccionado para você. É um vestido que ningúem nunca viu. É um modelo exclusivo, ou seja, não existem dois iguais. Soa como uma compra comum, não é? A única diferença é que após a festa o vestido volta pra loja. E você volta pra casa após ter brilhado em seu traje de sonhos, sem que seu bolso sofresse tanto assim. Este vestido que retornou para a loja, vai então para o segundo aluguel. Mais barato, este tipo de negócio funciona também como uma compra. Você vai até a loja, escolhe o seu vestido entre os muitos que a loja possui; se necessários são feitos ajustes, e ,no dia da festa, você leva seu vestido pra casa. Embora neste caso o vestido não tenha sido feito sob medida para você, ainda assim é um modelo exclusivo e não existem dois iguais. E o preço é bastante acessível.

    Como já falamos, é fundamental num baile de formatura que nenhuma formanda se apresente com um vestido igual ao de outra. Se tal tragédia acontecer, e podem acreditar, já aconteceu, a noite está perdida porque não há como voltar pra casa para trocar. A não ser que a sua família possua um atelier de alta-costura, ou você seja uma destas poucas privilegiadas que tem mais de um "traje a rigor", ou pelo menos "passeio completo". Para evitar tais atropelos a maioria das pessoas que trabalha com aluguel de roupas costuma criar uma pasta para cada evento e ali anotar quais os modelos já foram alugados (seja primeiro ou segundo aluguel). Assim, ninguém aparece vestida de "espelho". Mesmo quem trabalha só com modelos exclusivos, como Conceição Maciel, adota esta prática. "Muitas vezes as pessoas pedem modelos parecidos, mesmo que em cores diferentes; aí eu oriento para que se escolha um outro estilo para que cada uma possa realmente ter um modelo só para ela," diz a estilista.

    Alguns destes locais oferecem roupas para todas as ocasiões, assim você pode escolher a roupa da missa, da colação e do baile, num só lugar. A maioria oferece também os acessórios, como sapatos e bolsas e, até mesmo brincos e gargantilhas.

    Se você tem o sonho e o poder aquisitivo de guardar para sempre aquele vestido como uma lembrança de um dos momentos mais importantes de sua vida, então vá em frente. Mas se não for este o caso, não se reprima; o aluguel é mais do que uma opção maravilhosa para você estrelar a sua noite de formatura, é, na verdade, uma grande solução para um problema que deixa muitas formandas de cabelos em pé.



    PALAVRA DE "EXPERT": CONCEIÇÃO MACIEL

    A missa pede uma roupa mais despojada. Um “tailleur” de calça ou saia fica perfeito. Também pode-se usar um vestido mais leve, mais simples, sem muito detalhe. Para a colação e o coquetel (se for no mesmo dia) é melhor um vestido mais justo, para não embolar embaixo da beca. Dependendo do que for acontecer depois o vestido pode ter um bordado bem leve, ou um pequeno aplique. Tanto pode ser curto ou longo. Ou de pontas, que tem tido muita aceitação. Para o baile, que é mais requintado, o mais indicado é mesmo o longo. Tanto faz justo ou rodado. Quase sempre as formandas escolhem vestidos com bordados. Para quem gosta de vestidos leves são usados tecidos como a musseline de seda, o gazar, a organza. Quem quer um vestido mais lânguido fica com a musseline, que tem o caimento perfeito e tem também movimento. Quem gosta de um vestido um pouco mais cheio, mais armado, mais rodado pode optar pela organza e também pelo tafetá, que dá um vestido bonito, tanto rodado quanto justo. Em geral as formandas de curso superior gostam de vestidos mais justos com grandes fendas, ou no estilo sereia. Os decotes quase sempre são ousados, podendo ser um grande decote nas costas, ou na frente mesmo. A cava americana também está em voga, especialmente com um tecido transparente acima do busto; o que dá um ar mais sensual. A transparência está muito em moda. Acima do busto e no corpo do vestido (sobre a barriga). E claro, o tomara que caia.

    Com vestido bordado o melhor é usar somente brincos. Como é um traje a rigor, os brincos não devem ser muito chamativos. Podem até ser longos, porém têm que ser discretos. Se o vestido tiver um decote bem grande na frente ou for um tomara-que-caia, então pode-se usar uma gargantilha que combine com a cor do bordado. Decotes próximos ao pescoço, com bordado, não admitem nada no pescoço, senão, um interfere no outro.

    As cores mais procuradas pelas formandas têm sido o verde petróleo, o azul petróleo, o vermelho, o laranja - para quem é um pouquinho mais ousada - o amarelo, e o eterno preto, que já não é o senhor absoluto, mas ainda tem o seu lugar. A cor do vestido tem que combinar com o tom da pele e dos cabelos. Se a pessoa for morena de cabelos castanhos, ela não pode usar marrom porque só se verá o vestido. Contrastes exagerados também devem ser evitados. A pele negra com vestido branco e a pele muito branca com cabelos muito claros num vestido preto não são o ideal.

    O TERNO: QUE BICHO É ESSE?



    Tradicionalmente o nome terno remete a um conjunto de três peças: paletó, colete e calça. O nome correto, muito embora desconhecido e nunca empregado, da dobradinha calça e paletó, é costume. Trazemos para nossos caros leitores algumas dicas sobre o uso ideal desse "costume":

    Tecido - deve estar adequado à estação do ano.

    Jaquetão - Tradicional e clássico devem ser preferidos pelos mais gordinhos.
    Paletó de três botões - O mais usado nos dias de hoje.
    Paletó de quatro botões - Pessoas mais altas e esguias devem adotar este modelo.

    Comprimento da manga - com os braços estendidos para baixo, ao fechar a mão, a barra do punho deve ficar próxima à altura da palma da mão. O punho da camisa deve ficar não mais que 1 centímetro para fora da manga do terno.

    Comprimento da calça - na frente a bainha não pode se "dobrar" sobre o peito do pé, porém deve cobri-lo; atrás - acima do salto, porém não no calcanhar.

    Listras - podem ser usadas as mais finas, tipo risca de giz. As camisas devem ser lisas. Porém, devem ser evitadas as listras mais grossas, tipo "Poderoso Chefão".

    Gravatas - depende do estilo da pessoa. Use o seu bom senso e não exagere na informalidade. Uma regra é importante: a ponta da gravata deve estar na altura do furo do cinto. Evite gravatas que vão quase até o zíper da calça ou param na altura do estômago.

    Sapatos - sapato malcuidado, arranhado ou sujo é uma gafe de proporções imensas. O sapato adequado não precisa ser caro ou sofisticado, basta não ser destoante da roupa usada. Para o terno no dia da formatura prefira os sapatos de cor preta. As meias devem ser escuras e podem combinar com a cor do terno

    Falando de maquiagem
    Escolhida a roupa, passemos para a maquiagem. Conversamos com Léo, designer de cabelos do atelier Conceição Maciel (isso mesmo, dentro do atelier existe um completo salão) e pedimos umas dicas. Preste bem atenção:

    A missa, que acontece na parte da tarde, pede uma maquiagem o mais leve possível; nada de muito rubor na pele, e cabelos soltos e naturais. Se você definitivamente não suporta cabelos soltos, o máximo que pode fazer é um rabo de cavalo. Se for no horário nobre (oito horas da noite e proximidades) aí você pode prender o cabelo e fazer uma maquiagem um pouquinho mais marcada, olho OU boca, NUNCA OS DOIS JUNTOS. Para a colação, cabelo solto ou preso de forma simples, de acordo com a beca e o capelo, se for usar. Maquiagem também simples, sem brilho (a beca é muito sóbria para isto). É um gloss e uma sombra de um tom só nos olhos, e já ficou bom pra foto. Agora, no baile, vale soltar a imaginação. Para quem usa muito cabelo solto, prender dá um ar de maturidade. Afinal, o baile de formatura é a chegada a um outro mundo, mais maduro; então você tem que se mostrar. Cabelos presos cacheados não cacheados bem marcados com rolinhos (é, "bobbies"... Pergunte pra sua mãe que ela vai se lembrar... Eles voltaram novamente), apliques para os cabelos curtos. Ou cabelos curtos bem penteados - é bobagem falar que não se penteiam cabelos curtos, combinando principalmente com o decote, que é quem define o cabelo. Cores manchadas, com mechas mais claras. Pretos com mechas vermelhas ou laranjas; vermelhos com mechas louras meio alaranjadas. Bastante "balaiage" só na frente. Maquiagem estilo Chanel bem marcada, bem delineada e com brilho. Olhos bem esfumaçados em tons terra e rosa, pele muito bem feita, boca romântica rosa ou vermelha.

    Para os homens, cabelos mais naturais, mas com gel ou mousse. O baile pede cabelo bem marcado, bem delineado, a costeleta, a barba, o cavanhaque, tudo que compõe o rosto tem que estar bem marcado. E quem tem cabelo grande? Gel e rabo de cavalo.


    Dicas

    Listando Dicas de 1 a 12 de um total de 17:

    chackal
    "Big Bands"... uai!
    O que servir no coquetel da formatura?
    Estatuto, Bicho de Sete Cabeças?
    Qual é o endereço?
    Diga-me o que comes ...
    Alguma DúViDa?
    Eventos & Cia...
    Orçamento responsável: Que bicho é este?
    Conheça melhor a sua Cerimônia de Colação de Grau
    Chegou a hora da festa e... Da escolha da roupa!
    Novos locais para sua formatura

    Brindes BMW
    Porta Celular de Pelúcia
    SORTIDOS

    Brindes BMW
    Caneta Strass
    Cores Variadas

    Brindes BMW
    Kit Bloquinho
    Cores Variadas

    Brindes BMW
    Kit Bloquinho
    Cores Variadas

    Brindes BMW
    Bichinho de Pelúcia
    SORTIDOS
    By F6 Sistemas