TôFormando.com - O Portal da sua formatura
TôFormando.com - O Portal da sua formatura
TôFormando.com - O Portal da sua formatura
  Fornecedores:
 
Cadastre-se Tô Precisando Fornecedores
Usuário: Senha:
Conteúdo Temático
Agradecimento de Formatura
Buffet
Cerimonial
Juramento de Formatura
Mensagem de Formatura
Pós-Graduação
Fornecedores
Canais
Serviços
Interação

Dicas para a sua formatura


IMPORTANTE
Conheça também os novos conteúdos temáticos:

  • Agradecimento de Formatura
  • Juramento de Formatura
  • Mensagem de Formatura


  • O que servir no coquetel da formatura?

    Muita gente nem sequer ouviu falar em coquetel de formatura, mas acreditem, ele ainda existe; e agora, em algumas modalidades diferentes. Antigamente, quando a formatura não era ainda um mercado formal, com empresas especializadas no assunto e as comissões eram só mesmo uma parcela da turma que se reunia e se responzabilizava pelos eventos da formatura, as turmas preferiam fazer um coquetel ao invés de um baile. Era uma festa de menor duração, um pouco menos formal, não havia mesas, ou seja, as pessoas circulavam pelo salão, a música era de fundo, geralmente bem suave e "cock-tails" - aquela mistura de bebidas, frutas, sucos, etc. - eram servidos.

    Hoje este conceito de coquetel mudou. São três os tipos conhecidos de coquetel de formatura. O coquetel inserido dentro do baile; o coquetel particular, que alguns formandos, ou grupo pequeno de formandos (três no máximo), oferecem para as famílias e os amigos; e um tipo que está surgindo agora, que é o coquetel "somente para formandos", que acontece antes da colação de grau, enquanto a turma se prepara.

    O coquetel do baile e o coquetel particular não variam muito um do outro. As diferenças estão nas quantidades de salgados, afinal, o coquetel particular é uma festa de menor duração e, portanto, tem-se uma média de 14 a 15 salgados/pessoa (se for durante a semana pode-se contar 12 salgados/pessoa porque a duração tende a ser menor) e na quantidade de garçons; e difere também quanto ao prato quente que, em festas particulares, é geralmente servido em buffet montado. Algumas pessoas gostam de servir um jantar completo, em vez do prato quente nestes coquetéis particulares. Em outras palavras, servem-se aperitivos variados (salgadinhos), um prato quente (ou jantar), doces e/ou bombons e, no caso do baile, é de bom tom oferecer uma mesa de café da manhã. As bebidas são basicamente as mesmas - cerveja, refrigerante, água mineral, uísque e, normalmente, serve-se também vinho branco. A moda agora são as bebidas "frizantes, espumantes, achampanhados". Um vinho com cara de champanhe, servido em taça de champanhe, mas que não é champanhe. Embora seja tão fresco e refrescante quanto champanhe.

    Já o coquetel, "somente para formandos", é uma comemoração rápida, com duração entre uma hora e uma hora e meia, uma espécie de confraternização final entre aqueles que participaram diretamente destes anos de luta na faculdade. É confraternização final, sim, pois se você pensar bem, no baile cada formando terá a sua própria mesa, estará com a família, amigos, namorado(a), esposo(a) e, portanto, este coquetel, antes da colação, será o último momento em que estarão somente os formandos, juntos de verdade. Voltando ao nosso assunto, aqui são servidos salgadinhos leves, fritos ou assados na hora ou uma mesa de frios, dependendo do gosto da turma e da temperatura ambiente. Bebidas alcoólicas: somente vinho branco ou champanhe e, mesmo assim, em pequenas quantidades, afinal, a idéia é a de celebrar e relaxar e não a de dar vexame na hora da cerimônia. Acompanham refrigerantes e água mineral.

    Quanto aos "coquetéis" - ou se vocês preferirem "cock-tails" - propriamente ditos, hoje só são servidos em alguns bailes, cheios de cor e com efeitos de fumaça de gelo seco (mais para efeito decorativo do que verdadeiramente degustativo). A questão é que, em geral, eles são caros e exigem a presença de um profissional especializado para prepará-los. Em todo caso, ainda há quem os aprecie bastante, pois afinal de contas, eles têm lá o seu charme.


    Dicas

    Listando Dicas de 1 a 12 de um total de 17:

    chackal
    "Big Bands"... uai!
    O que servir no coquetel da formatura?
    Estatuto, Bicho de Sete Cabeças?
    Qual é o endereço?
    Diga-me o que comes ...
    Alguma DúViDa?
    Eventos & Cia...
    Orçamento responsável: Que bicho é este?
    Conheça melhor a sua Cerimônia de Colação de Grau
    Chegou a hora da festa e... Da escolha da roupa!
    Novos locais para sua formatura

    Brindes BMW
    Porta Celular de Pelúcia
    SORTIDOS

    Brindes BMW
    Caneta Strass
    Cores Variadas

    Brindes BMW
    Kit Bloquinho
    Cores Variadas

    Brindes BMW
    Kit Bloquinho
    Cores Variadas

    Brindes BMW
    Bichinho de Pelúcia
    SORTIDOS
    By F6 Sistemas