TôFormando.com - O Portal da sua formatura
TôFormando.com - O Portal da sua formatura
TôFormando.com - O Portal da sua formatura
  Fornecedores:
 
Cadastre-se Tô Precisando Fornecedores
Usuário: Senha:
Conteúdo Temático
Agradecimento de Formatura
Buffet
Cerimonial
Juramento de Formatura
Mensagem de Formatura
Pós-Graduação
Fornecedores
Canais
Serviços
Interação

Dicas para a sua formatura


IMPORTANTE
Conheça também os novos conteúdos temáticos:

  • Agradecimento de Formatura
  • Juramento de Formatura
  • Mensagem de Formatura


  • "Big Bands"... uai!

    Filme americano. Cena: o famoso bailinho de formatura. A turma decorando o salão. Os colegas arrumando os comes e bebes. Na hora da grande noite uma bandinha de uns conhecidos de alguns dos formandos para animar ou desanimar a noite. São quatro ou cinco, vestidos com qualquer roupa, que só estão tocando ali porque estão precisando fazer uma graninha enquanto o sucesso não chega. Corta!!!

    E quando falamos "corta", é pra cortar mesmo. Se esta é a sua idéia de banda pra tocar em baile de formatura, pode ir tirando esta imagem ridícula e absurda de sua cabeça pensante. Ao nos referirmos à banda para festas de formatura nós estamos falando de uma coisa grande, muitíssimo bem estruturada, com profissionais de nível, equipamento de primeira linha e de última geração, administrada e registrada como empresa. É, mané... Tá pensando o quê? Estamos mais para as famosas "big bands" que embalaram os sonhos dos anos 50 (se você não sabe do que estamos falando, vá perguntar pra sua mãe; ou pra sua avó, tia ...) do que para estas bandinhas de garagem que pipocam aos milhares no planeta.

    Preocupadas em atender a um mercado que vem aprendendo a valorizar o máximo em qualidade (bom, pelo menos nós estamos querendo um mercado assim) as bandas de hoje procuram uma maior cumplicidade com o cliente, fazendo um trabalho de aproximação que visa conhecer mais sobre os reais interesses desse cliente e assim conceber (gerar, criar, produzir, apresentar) cada trabalho de acordo com a proposta do evento, com a cara do cliente, transformando cada evento em uma apresentação exclusiva.

    "O baile de formatura é um baile de gala. A banda não deve estar ali para dar show. A principal atração são os formandos; então a banda tem que tocar para eles."
    Cristiano Franco Novaes, da JCR Produções Artísticas, representante exclusivo da Banda Brasil 70 Show.

    E se você pensa que todo este profissionalismo diz respeito somente à parte musical, saiba, prezado formando, que está redondamente enganado. Vejamos um exemplo: Super Som C&A - banda que recebeu por 5 anos consecutivos o título de "Melhor Banda de Baile" da Pró-Música, que premia os melhores da música em Minas Gerais. Há seis anos a banda fez uma verdadeira revolução no mercado, quando resolveu investir pra valer na parte visual. Trouxe cenários que combinavam com a decoração; introduziu "covers" de diversos artistas; desenvolveu performances com os bailarinos; apresentou-se com telões que interagiam com a banda; trabalhou o vestuário. Hoje, os cantores e bailarinos se vestem de acordo com as músicas que estão interpretando, e atingem o inacreditável número de mais de 200 trocas de roupa numa única apresentação. Tá bom ou quer mais? Na verdade tem mais, sim.

    "A Super Som C&A se preocupa muito com os detalhes", diz Carlos Ribeiro Pimenta, o "Carlito", fundador-proprietário da Super Som C&A e da Eventus Geraes, empresa que a representa com exclusividade. "Trabalhamos com os melhores produtores para que tudo saia perfeito. Assim garantimos o alto nível do nosso espetáculo."

    É, e o espetáculo continua. Aqui entra um ponto ao qual seria bom dar um pouco mais de atenção para evitar microfonias. Contratamos a banda. E o que mais? Essas nossas "big bands" dos dias atuais são geralmente acompanhadas por uma infra-estrutura de dar inveja em muito "Rock Star". Então, procure saber tudo o que a banda tem. Tem iluminação? Tem técnico de iluminação? Técnico de som? Transporte próprio? Pergunte também a respeito das pessoas que efetivamente sobem no palco; quantas são e o que cada uma delas faz lá.

    A Eventus Geraes possui espaço próprio para uso de sua bandas. Estúdio de gravação, de dança, de ensaio, numa área de 1000 m2.

    Uma questão importante, séria e absolutamente primordial na contratação de uma banda é - e não cabe aqui nenhuma ironia - a do repertório. Gente, repertório é fundamental para o sucesso de sua festa. Nada pior do que uma música que não combina com os convidados. Um repertório malconduzido pode esvaziar a pista, ou ao contrário, causar uma confusão no salão. O ideal é que a turma possa opinar no repertório. Não estamos falando de pedir a lista de tudo o que a banda toca para você escolher quais músicas eles vão tocar. Lembre-se, o repertório de uma banda chega a ter mais de 500 músicas de todos os ritmos e estilos. Uma banda toca cerca de 80 músicas por baile, distribuídas por mais ou menos 5 horas, mais intervalos. Seria meio inviável, não? Pois é, estamos falando de escolher estilos. Converse com a banda a respeito. Aproveite pra saber com que freqüência a banda incorpora novas músicas ao seu repertório. Isto ajuda a mostrar a atualidade da banda.

    Importante, importante, importante. O baile é também para a diversão dos pais, dos tios, até quem sabe dos avós (tem avós mais moderninhos, né?) Assim, tem que tocar desde as "big bands" da década de 50 (olha elas aí de novo), passar por aquelas musiquinhas dos anos 60, que todo mundo adora dançar, os dinossauros da década de 70, aqueles clássicos abala-salão e até o que tiver de mais novo na praça, tocando no rádio a todo momento. Bom, ficou óbvio que a questão do repertório tem que ser discutida perto da época do baile, ou sua festa corre o risco de ficar um pouquinho fora de moda. A questão do repertório não pode ser discutida com antecedência. Já a contratação...

    Pense um pouco. Primeiro, uma banda não pode comparecer a mais de um evento por noite. Ih, é mesmo! E venhamos e convenhamos, você não vai abrir as páginas amarelas e encontrar 2.503 bandas prontinhas para animar a sua festa. Então, acorda leão! A banda tem que ser contratada com muita antecedência. Fechou a data da Colação de Grau, vai correndo fechar a banda, que é sangria desatada mesmo. Só para você ter uma idéia, bandas "top de linha", como a Super Som C&A e BRASIL 70 já estão com a agenda aberta para 2003!!!

    Toda antecedência gera uma certa ansiedade, e uma questão muita séria: "Será que esta banda que eu estou contratando vai ser a mesma daqui a 3 anos?" Para Cristiano, da JCR, "Esta é uma questão importante, porque você não tem nenhuma garantia. Você não tem como saber. Um diferencial que nós temos na Brasil 70, por exemplo, é que grande parte dos músicos tocam juntos há mais de dez anos." diz ele. "Isto gera um outro diferencial. É igual àquele time de futebol que vem jogando junto há tempos. O cara não precisa olhar pro lado pra saber onde os outros estão." E por que isto é importante?

    Porque a rotatividade dos músicos é um problema. Cada músico tem um estilo diferente e um constante entra e sai de músicos na banda pode afetar seriamente a qualidade da banda. Pesquise a história da banda. É uma banda-família, com membros do mesmo clã tocando juntos? Algum dos músicos é sócio da banda? Isto pode lhe dar um bom indício sobre a rotatividade dos músicos na banda.

    "A Brasil 70 Show tocou em todos os bailes de formatura do curso de Medicina da UFMG nos último dezessete anos."
    João Batista Corrêa Fundador-Proprietário da Banda Brasil 70 Show

    E é claro, óbvio, ululante: jamais se esqueça de procurar o maior número de referências. Gente que já contratou a banda, fornecedores que trabalham com eles. Porque um bom nome só se constrói com bons serviços prestados.

    E aí, meu bem, é só se acabar no salão, até o dia clarear.


    Dicas

    Listando Dicas de 1 a 12 de um total de 17:

    chackal
    "Big Bands"... uai!
    O que servir no coquetel da formatura?
    Estatuto, Bicho de Sete Cabeças?
    Qual é o endereço?
    Diga-me o que comes ...
    Alguma DúViDa?
    Eventos & Cia...
    Orçamento responsável: Que bicho é este?
    Conheça melhor a sua Cerimônia de Colação de Grau
    Chegou a hora da festa e... Da escolha da roupa!
    Novos locais para sua formatura

    Brindes BMW
    Porta Celular de Pelúcia
    SORTIDOS

    Brindes BMW
    Caneta Strass
    Cores Variadas

    Brindes BMW
    Kit Bloquinho
    Cores Variadas

    Brindes BMW
    Kit Bloquinho
    Cores Variadas

    Brindes BMW
    Bichinho de Pelúcia
    SORTIDOS
    By F6 Sistemas