Revista TôFormando Online - Presente na formatura!  - Revista TôFormando 2 - tô de olho...

Navegue pela Revista

Editorial + Anunciantes

tô muito interessado...

tô curioso...

tô de olho...

tô gostando...

tô aprendendo...

tô conhecendo...1

tô conhecendo...2

tô querendo...

tô convidando...

tô preocupado...

tô precisando...

tô ganhando...

tô saboreando...

tô colorindo...

tô impressionado...

tô consumindo...

tô dançando...

tô morrendo de rir...

Lista de Revistas

Presente na formatura!

Na maioria das vezes, os “presentes de formatura” são dispensáveis, pois, quem vai à missa ou à colação de grau não precisa levar presente, já que comparecer à solenidade já é uma deferência.
O presente é adequado quando o convite se estende à festa de comemoração, oferecida pelo formando, após a colação. Mas, no caso de cada convidado pagar a conta na festa, o presente passa a não ser obrigatório.
Flores ou objetos maiores devem ser entregues na casa do formando na véspera ou no dia da formatura. Levar este tipo de presente na hora da festa pode ser desagradável e incômodo, e só deve ser feito se o embrulho, devidamente acompanhado de um cartão, for pequeno.
Uma dica básica para a escolha do presente é que ele deve ter algo a ver com a carreira que a pessoa que está se formando irá seguir. Pode ser um bom livro para quem cursou Letras, ou uma caneta para um jornalista. Objetos para mesa de trabalho, no caso de um profissional liberal, e porta-retratos também são apropriados. Para as mulheres, um pingente ou outra pequena jóia com a pedra do anel de grau da profissão são uma ótima opção. Se o presente for dado em grupo, o ideal é que seja escolhido pelo formando. O cartão deve ser assinado por todos os que oferecem a lembrança.